quarta-feira, 3 de março de 2010

Quando vale a pena se explicar?

Vocês já perceberam que toda vez que começamos uma briga, rapidamente o motivo inicial da conversa já muda totalmente? Começam as acusações infundadas e a poeira de fatos passados é levantada com força total. Nesse momento começamos as explicações:"não foi bem assim, naquela situação eu fiz aquilo mas hoje eu jamais repetiria isso porque eu mudei!". Ai seu companheiro, com aquela cara de mala fala logo na sua cara que não acredita em você e que as pessoas não mudam.
Me pergunto então: Por que tentamos sempre nos explicar e justificar nossas ações para a pessoa errada e no momento errado?
A resposta é simples: Gostaríamos que o outro reconhecesse que está errado, mas geralmente isso não acontece, e cada um fica com o seu bico virado por um tempo até a briga ser esquecida.
Quando as discussões entre casais me são relatadas, no final eu percebo que a pessoa não puxa para si a responsabilidade pelo acontecido. So fazem comigo aquilo que eu permito que façam. No momento que começo a explicar o meu comportamento, motivos etc dou margem para que a minha conduta seja colocada em xeque. Isso é natural e necessário até porque precisamos evoluir e amadurecer. Então quando vale a pena explicar? Quando a outra pessoa tem maturidade para ouvir e ponderar! Se for uma pessoa que por mais que você fale não mudará de opnião então não se explique. Deixe o dito pelo não dito e pronto. Ache bom quem achar. É preciso se valorizar para ser valorizado.

Um comentário:

  1. Boo adorei seus textos, vou ficar ansiosa pelos proximos textos.. beijos

    ResponderExcluir